Esporte

A Escola Capítulo I oferece aos seus alunos as seguintes atividades ao lado especificadas em horário extraclasse. 
Desta maneira, tornamos a escola uma referência forte e agradável, auxiliando no desenvolvimento das atividades curriculares dentro da sala de aula. 

Ballet

O objetivo do curso de ballet é despertar o prazer pela dança, estimular a coordenação motora, boa postura, elasticidade, harmonia de movimentos, criatividade e musicalidade.

O ballet, inserido no processo pedagógico, auxilia de maneira lúdica e prazerosa a formação do caráter de cada criança.

Ministrada pela professora Larissa, formada pela Escola de Ballet Coppélia de São Paulo, Graduada em  Ed. Física e pós Graduada em Dança e Consciência Corporal,  com 10 anos de experiência com crianças.

 

esporte-capiltulo-1-ballet

Dias da semana e horários

As aulas de Ballet serão ministradas na Capítulo I às 3ª e 5ª feiras, das 17:20 às 18:05h (GII e GIII) e 18:05 às 18:50h (GIV, 1º, 2º, 3º, 4º, 5º Anos).

Judô

O judô pela sua essência representa disciplina e companheirismo, entretanto há diversas versões para definir sua origem, mas todas citam o judô como elemento formador do homem, este objetivo principal de seu criador. Judô na educação infantil e fundamental I, é considerada como etapa essencial, dá os fundamentos primordiais no desenvolvimento da criança. São observados os seguintes aspectos: motor, cognitivo e sócio-afetivo. A proposta pedagógica do judô leva em consideração e respeita estes fundamentos.

As aulas serão ministradas pelo professor Guilherme que atua na área de educação física infantil e esportes há mais de dez anos, formado em educação física e pós graduando em psicmotricidade, dentro do judô lutou pela S.E. Palmeiras por mais de dez  anos e estagiou com uma sensei  6º Dan na academia Pessoa.

esporte-capiltulo-1-judo

Dias da semana e horários

As aulas de Judô serão ministradas às 4ªe 6ª feiras, das 17:20 às 18:05h (GII e GIII) e 18:05 às 18:50h (GIV, 1º, 2º, 3º,4º e 5ºAnos). Ou 2ª e 4ª feiras das 11:15 às 12:00h (apenas para crianças do SEMI do GIV e Fundamental).

Tênis

A Eduardo Tennis Kids começou em janeiro de 2008 oferecendo serviço personalizado em   condomínios, clubes, escolas e academias da grande São Paulo e capital.

Especialista no ensino do tênis de campo a crianças de 3 a 12 anos, focando o desenvolvimento motor, cognitivo e sócio afetivo.

Eduardo Alves (Bacharel em Educação Física; Especialização em Tênis de Campo; Professor da Clínica de Tênis Infantil Brasil Open 2013 (KIDS DAY);Professor do Baby e Escolinha de Tênis do Clube Círculo Militar.

Benefícios:

FÍSICO: Resistência (aeróbica e anaeróbica); Velocidade;Potência;Habilidades Coordenativas;Lateralidade;

Percepção Espacial...

SOCIAL:Regras do Jogo;Cooperação;Competitividade;Socialização;Comprometimento;Responsabilidade...

COGNITIVO: Atenção;Concentração;Percepção Corporal;Aprendizagem de Habilidades Básicas,Combinadas

e Específicas...

Materiais: Rede de Mini Tênis;Bola Soft (bolas mais leves);Bola de borracha;Bola de espuma; Escada de coordenação motora;Mini cones;Pratos de baliza;Demarcadores;Bambolê;Lousa; João bobo e outros brinquedos enriquecedores nas aulas.

Método: ITF (International Tennis Federation): Métodos Construtivista, Play and Stay e o Le Petit.

esporte-capiltulo-1-tenis

Teatro

As aulas serão ministradas pela profa. Fabiana começou seus estudos de Teatro em 1999 e se formou no Sated ( Sindicato dos Artistas de Espetáculos e Diversões). Professora da Oficina de Teatro Infantil – Contos e Recontos – Oficina Amácio Mazzaropi/ASSAOC – Faixa etária de 5 a 12 anos. Trabalha com formação e sensibilização de professores da rede pública e particular.  As aulas de teatro são ideais para ajudar a criança a desenvolver a expressão verbal e corporal, como também exercitar a sua capacidade de memória e agilidade mental. Além disso, o teatro é benéfico para as crianças nos seguintes aspectos: Contribui ao desenvolvimento e formação do caráter da criança; melhora e favorece à dicção; estimula a memória, a atenção e a concentração das crianças; faz crescer a sua auto-estima; combate a timidez e a vergonha; ensina a criança a trabalhar em grupo; favorece  a coordenação motora; aproxima as crianças à poesia; motiva o exercício do pensamento; etc.eration): Métodos Construtivista, Play and Stay e o Le Petit.

esporte-capiltulo-1-teatro

Dia da semana e horário

As aulas de Teatro serão ministradas às 2ª feiras, das 18:00 às 18:45h - acima de 5 anos

Futebol

Futebol é uma linguagem universal de milhões de crianças no mundo. Bem controlado e com uma adequada preparação, este esporte pode contribuir com grandes benefícios: Aumentar a potência muscular das pernas; melhora a capacidade cardiovascular; estimula a velocidade de reação, a coordenação motora, e a visão periférica; contribui com aumento da densidade óssea femural; aumenta a potência do salto; oxigena o sangue.

Além disso, o futebol sociabiliza as crianças e lhes insere no gratificante trabalho em equipe.

As aulas serão ministradas pelo professor Guilherme que atua na área de educação física infantil e fundamental e esportes há mais de dez anos, formado em educação física e pós graduado em psicmotricidade.

esporte-capiltulo-1-futebol-1

Dias da semana e horários

As aulas de Futebol serão ministradas às 2ª feiras, das 18:00 às 18:45h (GII ao 5º ano) ou 3ª feiras das 10:30 às 11:15h (apenas para crianças do SEMI do GIV e Fundamental).

Natação

A Escola Capítulo I possui convênio com a “Aquasport”, as aulas são ministradas na academia pela manhã (9:30hs). A mesma possui o transporte que retirará as crianças aqui na Escola e trará de volta ao final da aula, caso vocês tenham interesse.

Lembramos que a Aquasport possui turmas divididas por níveis; calendário de atividades; entrega de medalhas, tratamento da água realizado através do sal; funcionários especializados na troca de roupa, etc.

O valor das aulas e horários deverão ser acertados junto a Aquasport e os alunos da Capítulo possuem excelentes descontos!

Para maiores informações sobre a academia- tel: 5904 6000

esporte-capiltulo-1-natacao

 

Circo

As aulas são elaboradas pela professora Victoria Cabral, graduada em Dança e Movimento pela Universidade Anhembi Morumbi, com 8 anos de experiência circense em diversos grupos paulistas. E ministradas pela professora Mônica.

A proposta da aula é unir atividade física e artística por meio de exercícios lúdicos. Dessa maneira é  possível  contemplar inúmeros benefícios para as crianças, tais como: melhora da concentração e capacidade cognitiva; desenvolvimento da imaginação e da criatividade; postura e consciência corporal; coordenação motora; desenvoltura rítmica; flexibilidade e fortalecimento muscular.

esporte-capiltulo-1-circo

Dia da semana e horários

As aulas de Circo serão ministradas às 2ª feiras, das 17:15 às 18h (GII e GIII) e das 18:00 às 18:45h (GIV, 1º, 2º, 3º, 4º e 5º anos) ou 2ª feiras das 10:00 às 10:30h (apenas para crianças do SEMI do GIV e Fundamental).

Capoeira

As aulas são ministradas pelo professor João Victor, Bacharel em Educação Física, Mestre de Capoeira - 11 anos de experiência, Especialização em Gestão Esportiva.

A criança que pratica Capoeira aprende não apenas a jogar como também a cantar (o que tem sido transmitido oralmente há séculos, cantos africanos especialmente criados para esse tipo de atividade) e a tocar (entre os instrumentos mais tradicionais, destaque para o berimbau, o pandeiro e o caxixi, um chocalho feito de sementes). O jogo de Capoeira também aprimora o controle emocional, estimulando a observação e a defesa, quando necessária, ao contrário de incentivar a agressividade e a violência. A capoeira aprimora o equilíbrio, a força e a disciplina, além de ser muito divertida.  

esporte-capiltulo-1-capoeira

Dia da semana e horário

As aulas de Capoeira serão ministradas às 5ª feiras das 18h às 18:45h - Infantil e Fundamental - acima de 3 anos

Yoga

As aulas serão ministradas pelo professor Jimmy Jacques que iniciou seus estudos de yoga e meditação em 2010 e em formação pela escola de yoga tibetana Lótus Urbano, desde 2012. Atua como professor de meditação para a Ed. Infantil e Ensino Fundamental I obtendo um bom resultado na diminuição das brigas entre alunos e melhora na concentração durante as aulas. A yoga é uma prática milenar que une exercícios de alongamento com meditação. Trata-se de uma união perfeita para quem quer trabalhar o corpo e a mente ao mesmo tempo. A prática de yoga para crianças a é uma excelente maneira de promover o seu crescimento saudável. Os principais pontos positivos da yoga na infância são o aumento da sua capacidade de concentração, relaxamento; melhora na flexibilidade e equilíbrio físico e mental. Além disso, desenvolve a autoestima e autoconfiança, que tem nas aulas uma bela oportunidade de conhecer o corpo e suas emoções, amadurecendo a mente e o físico em pleno equilíbrio.

esporte-capiltulo-1-yoga

Dia da semana e horário

As aulas de Yoga serão ministradas às 3ª feiras, das 18:00hs às 18:45h - acima de 5 anos

Dança e Expressão Corporal

O objetivo deste curso é despertar o prazer pela dança, estimular a coordenação motora, boa postura, elasticidade, harmonia de movimentos, criatividade e musicalidade.

Ministrada pela professora Larissa, formada pela Escola de Ballet Coppélia de São Paulo, Graduada em  Ed. Física e pós Graduada em Dança e Consciência Corporal,  com 10 anos de experiência com crianças.

esporte-capiltulo-1-danca-expressao-corporal

Dias da semana e horário

As aulas de Dança e Expressão Corporal serão ministradas na Capítulo I às 3ª e 5ª feiras das 11:00 às 11:45h (apenas para crianças do SEMI do GIV e Fundamental).

Manhãs Bilíngues

Let´s go?

Conheça as vantagens, desvantagens e cuidados no ensino do segundo idioma durante a primeira infância

Queridos pais,

Em 2013 a Capítulo I traz grandes novidades! Teremos as MANHÃS BILÍNGUES como atividade opcional sob o comando da Escola The Kids Club!!!!

O ensino bilíngue caracteriza-se quando, simultaneamente, a criança aprende a língua materna e a segunda língua, num formato de aprendizado natural, ou seja, ela não tem uma aula específica, mas está em contato constante com as duas línguas.

A linguagem é mais uma forma de expressão, e como a arte, ela pode ser vivenciada em contextos variados, por isso, ter uma língua em casa e outra na escola não gera problemas. Somos a favor das duas línguas na escola e não só a estrangeira, por meio da língua-mãe, as crianças recebem aconchego e equilíbrio emocional, segurança, ao passo que a segunda língua é uma brincadeira, um desafio ao aprendizado.

A influência da segunda língua

Hoje já se atribuem diversas vantagens ao bilingüismo para o desenvolvimento das crianças. A neurociência aponta diferenças na organização cerebral de bilíngües e monolíngües, mostrando que monolíngües e bilíngües tardios mostraram consistente dominância do hemisfério esquerdo, e bilíngües precoces (aquisição da segunda língua antes dos 6 anos), mostraram consistente desenvolvimento hemisférico bilateral.

Não há chances, ao contrário do que pensam, dos pequenos fazerem confusão mental ao vivenciar o ensino bilíngüe, pelo contrário, se a criança recebe estímulos até os 7 anos, ela tende a ser uma pessoa que usa o cérebro melhor que outra que não recebeu, pois até essa idade é capaz de fazer grandes associações.

A principal vantagem do ensino bilíngüe são os ganhos sociais, já que o aluno terá a mente mais aberta em termos de aceitação do outro, da diversidade cultural, social e econômica.

O bilingüismo favorece uma abertura de percepções, associações e entendimentos.

Vivemos num mundo globalizado em que saber inglês é fundamental. A criança que cresce bilíngüe já cresce envolvida em um contexto multicultural. Assim, o aprendizado da segunda língua estimula o raciocínio lógico, atenção, memória, socialização, comunicação, associação, criatividade, flexibilidade, etc.

esporte-capiltulo-1-bilingue

Receios

A principal preocupação é com uma possível confusão entre os dois idiomas, mas a criança não os confunde. O adulto é que acha que ela o faz. O que acontece é que o repertório de palavras de uma criança ainda é pequeno e, quando fala, não está preocupada em acertar, como fazem os adultos, mas sim em se comunicar de alguma forma. Então, arrisca e busca a palavra no repertório que tem. Se ela não lembra como se fala “professor” em português, uso o recurso que tem disponível, e pode dizer minha “teacher”. Daí o adulto achar que ela está confundindo.

Assim, a escola não terá manhãs bilíngües porque está na moda ou porque será bom no futuro. Terá manhãs bilíngües porque acreditamos que isso seja saudável e bom para o aluno nesse momento, as crianças aprenderão o inglês através da culinária, horta, artes, jogos, histórias, etc. A The Kids Club tem seu ensino voltado para a realidade do aluno, com aulas práticas e teóricas, divididas por módulos e com e certificação internacional.

Mesmo com as vantagens do ensino do segundo idioma desde a primeira infância, a prioridade deve ser sempre a infância, afinal, é isso o que há de mais valioso nessa fase, pois crianças que têm uma infância plena, certamente, serão adultos plenos! A criança precisa correr, brincar, pular, brigar para aprender a resolver conflitos.

Por isso, a Capítulo I tem por objetivo preservar a língua materna, onde receberão o aconchego, segurança e equilíbrio emocional; vamos abraçar em português, resolver conflitos em português, adaptar situações novas, fazer dormir, acarinhar.... E os conteúdos e habilidades que devem ser trabalhados em cada faixa etária serão em Português, no período da tarde!