As aulas na Capítulo I se desenvolvem em torno dos mais diversos projetos, escolhidos pelos grupos de crianças e professores.
Matemática, linguagem, geografia, história, ciências naturais, artes plásticas, costura e educação corporal são trabalhadas no decorrer do ano todo, através da exploração dos interesses, questionamentos e curiosidades dos alunos.
A intimidade com a terra devolve às crianças algo precioso que ficou perdido no tempo e na vida civilizada das cidades: a aliança com a natureza.
Explorar, cuidar, semear.
Aqui na Capítulo I plantamos ervas, flores, frutos, verduras e legumes com nossos alunos.
Em todas as atividades a linguagem e a matemática estão presentes, estimulamos o vocabulário, repertório, contagem e classificação, sempre levando em consideração a realidade das crianças, seus interesses e suas idades.
A alfabetização é trabalhada cuidadosamente e de forma prazerosa através de leituras de histórias, estudo de símbolos e palavras significativas às crianças. Assim, vão ampliando seu repertório de maneira significativa.
As aulas de culinária estimulam a socialização, além do delicioso contato com os alimentos!
Trabalhamos habilidades de matemática, linguagem, percepção tatil, visual e olfativa, além de estimularmos as crianças à habitos alimentares saudáveis.
No final todos experimentam e levam a receita para fazerem com os pais. Que delícia!
Nossa programação de férias é imperdível. É preparada por nossa equipe pedagógica, com observação nas atividades mais solicitadas, e nas que mais agradam as crianças.
Propostas novas, lúdicas e inusitadas também fazem parte do curso.
* Artes Plásticas * Tarde do Ciclista * Artes Cênicas * Cinetarde com Pipoca
* Teatro de Sombras * Recreação Aquática * Meu Brinquedo Preferido
* Jogos * Tarde Musical…
“Considero a música, em princípio, como um indispensável alimento da alma humana.
Por conseguinte, um elemento e fator imprescind ível à educação do caráter da juventude.”Heitor Villa-Lobos
As aulas de musicalização tem como objetivo principal o prazer de ouvir e fazer música.
O trabalho com música na Capítulo I procura desenvolver a sensibilidade artística como proposta integradora que permeie a formação da criança em seu desenvolvimento pessoal, humano e social; propiciar à criança a possibilidade de utilizar formas diversas de expressão interligadas pela linguagem musical – vocal, corporal, instrumental e do imaginário- no intuito de desenvolver as faculdades latentes ou já manifestas de seu potencial humano, tais como: concentração, atenção, percepção, integração do grupo e auto-disciplina.
Semanalmente, a professora de informática trabalha com jogos e aplicativos voltados para o desenvolvimento da linguagem, matemática, pesquisas, entre outros.
No Ensino Fundamental, iniciam o contato com o pacote Office, através de elaboração de textos, tabelas, gráficos, desenhos, blogs, elaboração do jornal da escola, escrita e ilustração de um livro de autoria própria do aluno.
Em duplas, as crianças conhecem a tecnologia de forma prazerosa.
As aulas de arte desenvolvem a expressão artística e criatividade dos pequenos.
Através de materiais como argila, tintas, giz de cera, canetinhas, papéis, cola, tesoura, as crianças são convidadas a soltarem suas emoções e expressarem suas idéias de uma maneira gostosa e lúdica.
Sempre partido da realidade dos alunos e do meio em que estão inseridos, as crianças aprendem conteúdos como, tipos de moradia, organização geográfica, clima, cultura de diferentes povos, noções de espaço e tempo de forma prazerosa e concreta, tornando a aprendizagem significativa.
Os alunos são convidados a participarem ativamente das aulas com opiniões, pesquisas, levantamento de hipóteses, entrevistas e passeios para estudo do meio, construindo juntos, o conhecimento.
O objetivo do curso é inserir os alunos ao tecnológico mundo da Robótica, incentivando o aprimoramento das habilidades de raciocínio, lógica, coordenação motora, leitura de imagem dentre outros.
Em cada aula, os alunos em equipe desenvolvem um projeto de sua apostila/livro e na prática observam conceitos matemáticos e físicos.
Comprometidos em oferecer o melhor aos nossos alunos trabalhamos com os kits: Lego K’nex e Fischer.
Os kits são compostos por peças como: Conectores, Bastões, Motores e Máquinas Simples (Engrenagens, Alavancas, Polias, Rodas e Eixos).
A busca pelo conhecimento é constantemente estimulada. As crianças são convidadas a Pensar!
Trazem suas ideias, opiniões, críticas, trocam informações com o grupo, levantam hipóteses. A pesquisa é importante recurso para o confronto de suas hipóteses, assim como as experiências. A vida dos animais, o planeta, as plantas, os elementos naturais, alimentação saudável a sustentabilidade, são alguns temas desenvolvidos pelas crianças!
Através das atividades de movimentos, jogos e brincadeiras, o professor de Ed. Física trabalha a percepção corporal das crianças e desenvolve habilidades como coordenação motora, equilíbrio, pulsão, agilidade, socialização, regras, além de muita diversão!!!
O cuidado com a natureza é estimulado de forma concreta.
Aqui as crianças cuidam, alimentam escolhem os nomes de nossos pássaros.
Na Capítulo I as crianças aprendem naturalmente a 2ª língua, cantando, contando objetos, ouvindo histórias, brincando, tudo de forma prazerosa.
Escola Capitulo I. Você pode confiar! © Todos os direitos reservados